lalaproject@cti.espol.edu.ec

II Conferencia Latinoamericana de Analíticas de Aprendizaje – LALA 2019



18 y 19 de Marzo 2019

VALDIVIA - CHILE

Chamada para envio de artigos

Os autores são convidados a enviar trabalhos originais que relatem pesquisa acadêmica ou industrial original na área de analíticas de aprendizagem que não devem ter sido enviados ou publicados em qualquer outra conferência ou revista. A conferência aceitará artigos completos descrevendo o trabalho completo, documentos de trabalho em andamento com resultados preliminares, bem como documentos de posicionamento que relatem ideias novas, inspiradoras e intrigantes. Os documentos devem ter no mínimo 5 e no máximo 10 páginas, descrevendo o trabalho original que não foi publicado anteriormente, aceito para publicação ou que está atualmente sob revisão. Estes documentos vão passar por um processo de revisão e aqueles que forem aceitos serão apresentados oralmente durante a conferência e serão publicados nos anais da conferência.

O programa incluirá apenas trabalhos com pelo menos um autor registrado na conferência antes do prazo para o envio da versão final do artigo. Os artigos aceitos e apresentados serão publicados no CEUR sob ISBN e serão enviados para indexação no SCOPUS.

 

Envio de artigos

Os documentos podem ter no mínimo 5 e no máximo 10 páginas e podem ser escritos em espanhol, português ou inglês. Por favor, envie seu trabalho aqui.  

Âmbito da Conferência

A conferência inclui, mas não está limitada, as áreas listadas abaixo:

RASTREABILIDADE DAS ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM E ENSINO

  • Análise de características
  • Métricas de aprendizagem
  • Armazenamento e troca de dados
VER MAIS

COMPREENDER O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

  • Teorias de Aprendizagem Baseadas em Dados
  • Informação sobre processos de aprendizagem particulares
  • Modelagem
VER MAIS

APRIMORANDO A APRENDIZAGEM E O ENSINO

  • Sistemas de feedback e suporte para tomada de decisão
  • Avaliação empírica das analíticas de aprendizado
  • Aprendizagem personalizada e adaptável
VER MAIS

ADOÇÃO E SUSTENTABILIDADE DA ANALÍTICAS DE APRENDIZAGEM

  • Valores, ética e lei
  • Adoção
  • Escalabilidade
VER MAIS

keynotes

Keynote speaker: Carlos Alario

Vice Coordenador de Estratégia e Educação Digital na UC3M, Professor Visitante na UC3M.    

Carlos Alario Hoyos é Engenheiro de Telecomunicações e Doutor em Tecnologias de Informação e Comunicação da Universidade de Valladolid, em 2007 e 2012, respectivamente. Em outubro de 2012, ingressou no Departamento de Engenharia de Telemática da Universidade Carlos III de Madri com um contrato de pós-doutorado no programa “Alianza 4 Universidades”. Em 2015, ele recebe um “Juan de la Cierva – Formación” do Ministério da Economia e Competitividade. Em 2017, ele recebeu um “Juan de la Cierva – Incorporation” do Ministério da Economia e Competitividade, ao mesmo tempo em que se tornou o “Professor Visitante” no Departamento de Engenharia Telemática, uma posição que ele ainda detém até hoje. Seu papel como professor e pesquisador é combinado com a subdireção da Cátedra UNESCO ” Educação Digital Escalável para Todos” da Universidade Carlos III de Madri. Suas habilidades e experiência incluem pesquisa e desenvolvimento em MOOCs e SPOCs, redes sociais, aprendizado colaborativo e avaliação de experiências de aprendizado. Publicou mais de 80 artigos científicos relacionados com a tecnologia educacional e participou em mais de vinte projetos de pesquisa e transferência regionais, nacionais e europeus.

   

Keynote speaker: Tinne De Laet

Presidente do Centro de Educação em Engenharia e Ciências de Leuven (LESEC), Professora Associado KU Leuven.    

O Prof. Dr. Tinne De Laet é professora associada na Faculdade de Ciências da Engenharia, da universidade KU Leuven. Ele obteve o doutorado em Engenharia Mecânica com especialização em robótica em 2010 na KU Leuven, Bélgica, apoiado por uma bolsa da Fundação de Pesquisa – Flandres (FWO). Em 2013, ele iniciou uma cadeira focada na educação em engenharia e no apoio e aconselhamento dos alunos, com um foco particular na transição do ensino secundário para o superior. Ela é a Diretora de Serviços de Tutoria em Ciências da Engenharia e fornece aos alunos experiência na transição do ensino secundário para o superior. Sua pesquisa se concentra no uso de analíticas de aprendizagem, aprendizado conceitual em mecânica, testes de múltipla escolha e estudo de alunos STEM. Ela é a presidente do Centro de Educação Ciência e Engenharia Leuven (LESEC) e a responsável da KU Leuven pelos projetos ABLE e STELA, financiados pelo programa Erasmus+ analíticas de aprendizagem, e corresponsável LALA.Ela é membro do conselho da European Engineering Education Society (SEFI) e atualmente preside o grupo de trabalho SEFI em pesquisa em educação de engenharia.

   

Datas importantes

Todos os artigos serão revisados por colegas acadêmicos membros do Comitê de Programa. Os artigos devem ser formatados de acordo com o modelo fornecido pela Springer (obligatorio).

  Ao preparar a versão final do seu trabalho: para acelerar o processo de publicação, siga rigorosamente as instruções do formato Springer, lembre-se de que o título, palavras-chave e resumo devem estar apenas em inglês.

VER MAIS

 
  • Prazo final para submissão de resumos: 30 de novembro de 2018
  • Prazo para envio de artigos: 10 de dezembro de 2018Data estendida 17 de dezembro de 2018
  • Notificação aos autores: 18 de janeiro de 2019
  • Versão final: 25 de janeiro de 2019
  • Inscrição antecipada (autores): 21 de janeiro a 28 de fevereiro de 2019